Os softwares de gestão integrada (ERP) se tornaram a base de gerenciamento dos negócios das organizações. Através da integração de seus sistemas centrais e cruzamento de banco de dados, possibilitaram a padronização de procedimentos, automatização de tarefas diárias e parametrização de aprovações, promovendo a minimização de erros, eliminação da duplicidade de dados, aumento da segurança nas operações, desempenho e resultados.

Apesar destes avanços e do desenvolvimento de ERPs especializados para certos segmentos de mercado, observa-se que alguns subsistemas das organizações ainda são operados de forma parcial ou integral, fora do alcance dos ERP's. O controle de ponto, jornada de trabalho, gestão de exames médicos ocupacionais, planejamento estratégico e controle de produção são alguns exemplos. Tal condição pode ser explicada pela particularidade e complexidade de certos processos, que não possibilita a parametrização apropriada do sistema ou demande uma customização do ERP's financeiramente inviável para o usuário. Isto tem direcionado as empresas para a busca de soluções alternativas tais como o desenvolvimento de programas próprios, aquisição de softwares especializados ou a utilização de processos não automatizados.

O software GNRx está parametrizado para atuar em 6 módulos:

1º) Módulo SST;

2º) Módulo Regulatório;

3º) Módulo Compliance;

4º) Módulo LGPD;

5º) Módulo Qualidade;

6º) Módulo Meio Ambiente.

Não somos mais uma empresa que entrega Ck´s diversos. Vamos muito além disso. Entregamos, como chamamos em nosso time, SI´s ? Soluções Integradas. Para cada módulo é fornecido, além dos conhecidos Ck´s, integrações que possibilitam diversas outras funcionalidades cuja parametrização é previamente debatida por uma equipe multidisciplinar, composta por Advogados, Engenheiro de Segurança, Técnico de Segurança, Administradores, além de Programadores com vasta experiência. Neste artigo, abordaremos os módulos "SST" e "Regulatório". Abaixo maiores informações sobre cada um desses módulos.

MÓDULO SST

Nosso grande diferencial se baseia no vasto e prévio conhecimento de informações valiosas integrantes de nosso "banco de dados". Temos o mapeamento de centenas de segmentos econômicos ? CNAE PRINCIPAL ? aliado às autuações lavradas pelos Auditores Fiscais do Trabalho nos últimos 20 anos, em todo o território nacional. Por meio de estudos das normas regulamentadoras e estatísticas de autuações, a NRx conduziu um estudo inédito que identifica os requisitos de SST mais autuados de acordo com variados segmentos de mercado, possibilitando a ideia de priorização na gestão de requisitos legais.

Isso nos permite conhecer, de forma precisa, para qualquer empresa, dentre as 37 NR´s existentes, qual(is) são os itens, sub-itens de todas as NR´s, objeto de inspeção dos Auditores Fiscais do Trabalho. Nossa IA ? Inteligência Artificial -, a partir desse conhecimento prévio sugere uma atuação precisa para todas as empresas, independentemente de seu porte, número de empregados, filiais, estabelecimentos. Considerando que a necessidade das organizações não se resume em confirmar o atendimento às obrigações de fazer e de não previstas nas diversas NR´s, mas sobretudo, monitorar e aprimorar esta condição de forma sistemática e com geração de evidências legais, a NRx buscou a solução através da utilização de mecanismos de TI, associada ao conhecimento técnico/legal e a inteligência no tratamento dos dados.

Apoiada em estudos permanentes e no conhecimento jurídico, de engenharia, técnico, administrativo e médico de sua equipe, a NRx construiu, ao invés dos conhecidos checklists, diversas SI´s ? Soluções Integradas ? consolidados por segmento econômico, selecionando os conteúdos em que deve haver a absoluta priorização de atenção e recursos. A proposta que a NRx denominada de "SI ? Solução Integrada" não se refere a desconsiderar os requisitos menos autuados, mas de proporcionar a visão de criticidade e orientar o direcionamento de recursos.

Na fase inicial, foram construídos 3 grupos de SI´s ? Soluções Integradas:

  1. por norma regulamentadora (NR 1 a NR 37);
  2. por itens de NR´s mais autuados por segmento (siderurgia, metalurgia, agronegócio, alimentos, hospitais..);
  3. customizados de acordo com a necessidade e solicitação dos clientes:
  4. por instalação (ex. áreas de vivencia em canteiro de obras, segurança em embarcações..)
  5. por processo (ex. permissão de trabalho, análise de risco, inspeção de equipamentos, treinamentos, LV´s, PO´s, OS´s, PT´s, entre outros, controle entrega de EPI, gestão do PGR e demais programas de saúde )
  6. máquina (ex. elevador, caminhão, retroescavadeira, serra circular, gerador de energia, lixadeiras..).

Do ponto de vista da tarefa física de monitoramento, a NRX buscou a solução nos mecanismos de TI, incorporando os recursos de computação na nuvem e coleta de dados por meio de dispositivos móveis. A associação destes mecanismos com o processo de gerenciamento dos requisitos legais, conforme ilustrado na imagem abaixo, deu origem ao aplicativo GNRx, gerando assim várias possibilidades, as quais destacamos, entre outras:

  1. utilização dos recursos de mídia dos dispositivos móveis para substituir os modelos de checklists em papel ou arquivos eletrônicos estáticos;
  2. programa de execução do monitoramento dos requisitos legais (auditorias) e respectivo acompanhamento do cumprimento do cronograma;
  3. geração imediata de relatórios com os resultados das auditorias, incluindo observações, fotografias e localização em GPS, seja por unidade da organização ou consolidados;
  4. transferência imediata do relatório sem etapas intermediárias de digitação, postagem de imagens ou tratamento de dados;
  5. apresentação de indicadores de desempenho e estimativa de multas potenciais em caso de ação fiscal e descumprimento de requisitos;
  6. possibilidade de criação de um plano de ação em formato Excel.

A aplicação do GNRx tem se demonstrado particularmente útil e eficaz nas organizações que operam em bases situadas em locais distantes da área gerenciadora dos requisitos de SST tais como construção civil, mineração, grandes indústrias, organizações com redes de atendimento, porém a prática demonstrou sua aplicabilidade e eficácia em outros segmentos de mercado.

No entanto, não nos limitamos somente à esse aspecto. Através de nossas SI´s ? Soluções Integradas -, facilitamos para as corporações a gestão e o controle de entrega de EPI´s, tudo por meio do software GNRx. O relatório diário, semanal ou mensal permitirá conhecer as áreas de maior demanda dos EPI´s, dos custos e dos motivos de troca. Nossa integração do GNRx com o "Power BI" permite a geração de gráficos e/ou extração de informações ilimitadas.

Outro ponto de destaque de nossas SI´s referem-se à gestão do PGR. É possível, por GHE específico, identificado os variados riscos ambientais, promover o gerenciamento, controle e monitoramento, através das medidas coletivas, medidas administrativas, medidas individuais, certificados de capacitação, treinamento, ordem de serviços, ASO´s, entre outros.

Por meio de nossas SI´s sempre que uma auditoria contiver itens "não-conforme", o sistema demanda uma "inspeção de validação", objetivando o saneamento da irregularidade apontada, mediante a demonstração do "antes" e "depois". Inserções de PDF´s, documentos, fotografias, marcação GPS, assinatura do responsável pela inspeção, encaminhamento do relatório para um determinado setor e/ou pessoa, transformação de voz em dados, apuração de multas, entre outras são facilidades que se encontram em nosso aplicativo GNRx.

MÓDULO REGULATÓRIO

Atualmente, temos 10 Agências Reguladoras no Brasil. Exercem o papel de fiscalização, regulamentação e normatização da prestação de serviços públicos por particulares, controle de produtos e serviços de interesse público, tais como Telecomunicações, Energia Elétrica, Transporte Serviços de plano de saúde, Transporte, entre outros. Algumas, à exemplo da ANEEL, assumem também o papel de "poder concedente".

A independência dessas agências representa grande distinção dos demais entes públicos da Administração Direta, Indireta, Autarquias e Fundações. Dentre suas principais funções destacamos: i) levantamento de dados sobre o mercado de atuação; ii) elaborações de normas disciplinadoras para o setor regulado; iii) fiscalização dessas normas; iv) gestão de contratos de concessão de serviços públicos delegados e v) incentivo à concorrência. São dotadas de poderes normativos e, por meio deles, na prática, editam centenas de "IN ? Instruções Normativas", "RDC -Resoluções Diretoria Colegiada", "Portarias", "RN´s ? Resoluções Normativas", entre outras.

Ao exercerem o poder normativo, ao fiscalizarem o cumprimento das mais variadas normas e ao aplicarem eventuais penalidades, uma gama de informações valiosas para cada uma dessas agências esta à disposição. No entanto, necessário o uso de tecnologia, à exemplo do GNRx.

Por meio do módulo regulatório fornecemos uma ou mais SI´s ? Soluções Integradas ? possibilitando à organização a gestão, controle e monitoramento de qualquer ato normativo publicado pelas Agências Reguladoras. Ao utilizar nossa SI, na prática, as empresas terão conhecimento prévio de eventuais inconformidades, possibilitando adequações/ajustes aos requisitos técnicos, legais ou quaisquer outros previstos nos mais variados atos normativos publicados.

É possível uma ampla customização de eventuais procedimentos e/ou processos internos já implementados pelas organizações em nossa plataforma eliminando infindáveis controles manuais, alimentação de dados, geração de relatórios, fotografias, etc. O GNRx, como ferramenta tecnológica entrega tudo isso mediante geração de gráficos, integração ao "Power BI", conhecimento das inconformidades, plano de ação, ações corretivas. Simulação de eventuais multas que poderiam ser aplicadas, também serão visualizadas ao utilizarem nossa "SI ? Solução Integrada."

O gerenciamento, via ferramenta tecnológica voltada aos requisitos legais ? atos emanados pelas Agências Nacionais ? é um processo organizacional, no entanto, carente no mercado. Para suprir essa carência o aplicativo GNRx ? Módulo Regulatório ? evoluiu e está no mercado, não se atrelando apenas ao cumprimento dos requisitos, mas sobretudo a gerenciá-los.

As organizações têm adotado formas de gerenciamento dos requisitos legais através de equipe próprias, muitas vezes assessoradas por empresas especializadas no mapeamento dos requisitos legais aplicáveis e por meio da contratação de serviços de auditorias externas. Uma questão fundamental sobre o gerenciamento de requisitos legais, refere-se à distinção entre o diagnóstico e o seu monitoramento de forma sistemática.

O primeiro caso se associa às inspeções e auditorias, realizadas em intervalos regulares de tempo, que avaliam o momento da empresa e identificam pontualmente as pendências. O segundo caso se refere a um acompanhamento dinâmico da situação, em menores intervalos de tempo, o que se aproxima do real status da empresa neste quesito.

MONITORAMENTO DO ATENDIMENTO AOS REQUISITOS LEGAIS

Como mecanismo de monitoramento dos requisitos legais, ainda se verifica a utilização de métodos apoiados em listas de checagem tradicionais, seja em papel ou arquivo eletrônico, com posterior transferência dos resultados para algum software de apresentação (ex. Power Point) e envio para alguma área centralizadora de gestão dos requisitos legais, a qual pode ser agrupado e consolidado com os dados de outras unidades da organização.

Tais mecanismos, além de demandar tempo para coleta e tratamento dos dados, estão sujeitos a erros de digitação na transferência de dados e dependem da disponibilidade e comprometimento dos gestores das áreas para assegurar sua execução.

É fato que, as áreas centralizadoras da gestão de requisitos legais, muitas vezes posicionadas no jurídico das organizações, dependem desta ação destes profissionais, os quais compartilham o tempo de suas atividades regulares com a tarefa de acompanhar e monitorar a situação de atendimento aos requisitos legais. Esta dependência muitas vezes se associa à queixa destas áreas centralizadoras, quando surpreendidas por autuações e multas de valor elevado pelas autoridades, quando não pela interdição de áreas, máquinas e embargo de obras.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O natural aumento da exigência e responsabilidade sobre as organizações pela sociedade, tem tornado seus processos cada vez mais complexos e exigido soluções que associem simplicidade e velocidade de resposta e eficácia. Soluções difíceis de implementar, com alto custo de investimento e que apenas agregam mais tarefas aos colaboradores não se enquadram nesta solução. A plataforma disponibilizada pela NRx foi concebida dentro deste conceito, e sobretudo, através de sua equipe de desenvolvimento, está apta e estuda a flexibilização para o atendimento a demandas específicas das organizações.

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