COVID 19: Avaliação de riscos e medidas de prevenção no local de trabalho
A OMS (organização mundial de saúde) publicou um documento que orienta na prevenção do coronavírus (covid-19) nos postos de trabalho. Segundo o órgão, empregados e empregadores devem seguir as medidas listadas para manter os locais de trabalho seguros.
Comunicação, Conscientização e Prevenção
É fundamental que a situação seja encarada sem pânico. Por isso, as empresas devem promover uma boa comunicação interna por mensagens, e-mails, informativos e cartazes, a fim de alertar sobre a importância de seguir protocolos de higiene. A divulgação deve ser feita a partir de fontes seguras. E podem conter novidades e informações importantes sobre o vírus, como: o que é, como é transmitido, como prevenir. Ainda existem muitas especulações e grande circulação de fakenews, por isso, é igualmente importante que a comunicação seja objetiva sobre possíveis impactos da crise resultante da propagação do vírus na empresa.
Protocolos de higiene e prevenção
Para auxiliar as empresas a lidar com a pandemia, vários novos protocolos foram determinados como forma de evitar o contágio e reduzir a proliferação do vírus. As medidas servem para empregadores, colaboradores, terceiros, fornecedores e clientes. Afinal, simples precauções podem fazer a diferença:
Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool 70.
Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus.
Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar (em seguida, descarte o lenço usado imediatamente).
Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária nacional ou local, porque elas sempre terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área.
Pessoas doentes devem adiar ou evitar viajar para as áreas afetadas por coronavírus.
Os viajantes que retornam das áreas afetadas devem monitorar seus sintomas por 14 dias e seguir os protocolos nacionais dos países receptores; e se ocorrerem sintomas, devem entrar em contato com um médico e informar sobre o histórico de viagem e os sintomas.
Proteção do ambiente de trabalho
As empresas precisam ter um plano de contingência e desenvolver estratégias de acordo com suas operações e postos de trabalho, para evitar a propagação da Covid-19. Confira a seguir algumas recomendações:
Mantenha o ambiente de trabalho limpo e higienizado: é necessário realizar frequentemente a limpeza de todas as superfícies (mesas, estações de trabalho, máquinas, equipamentos, etc).
Incentive a lavagem completa das mãos pelos funcionários, colaboradores e clientes: coloque dispensadores de álcool em gel ou desinfetante para as mãos no local de trabalho e certifique-se que eles estejam abastecidos.
Promova a higiene respiratória no local de trabalho: as empresas podem fornecer máscaras e lenços de papel para quem apresentar tosse ou coriza no trabalho, além de lixos com tampa para o correto descarte de material contaminado.
Incentive seus funcionários a trabalharem de casa: muitas empresas, principalmente as categorizadas como “serviços essenciais” (supermercados, farmácias, hospitais, entre outros) não pararam suas operações, mas, são orientadas a estimular os funcionários de áreas administrativas a adotar o home-office para continuar a desempenhas suas funções.
Analise o quadro clínico da equipe: a adoção de medidores de temperatura e a realização de entrevistas, são recomendadas. Para a OMS, as empresas devem incentivar os funcionários a ficarem em casa, caso eles apresentem tosse ou febre leve (37.3º ou mais). Faça um questionário que possa indicar se o funcionário se sente bem e se está usando algum medicamento. Medicamentos podem mascarar a infecção, neste caso a empresa deve orientar o colaborador a permanecer em casa. É uma medida importante para evitar a contaminação dos outros funcionários.