COVID 19: Avaliação de riscos e medidas de prevenção no local de trabalho

A OMS (organização mundial de saúde) publicou um documento que orienta na prevenção do coronavírus (covid-19) nos postos de trabalho. Segundo o órgão, empregados e empregadores devem seguir as medidas listadas para manter os locais de trabalho seguros.

Comunicação, Conscientização e Prevenção

É fundamental que a situação seja encarada sem pânico. Por isso, as empresas devem promover uma boa comunicação interna por mensagens, e-mails, informativos e cartazes, a fim de alertar sobre a importância de seguir protocolos de higiene. A divulgação deve ser feita a partir de fontes seguras. E podem conter novidades e informações importantes sobre o vírus, como: o que é, como é transmitido, como prevenir. Ainda existem muitas especulações e grande circulação de fakenews, por isso, é igualmente importante que a comunicação seja objetiva sobre possíveis impactos da crise resultante da propagação do vírus na empresa.

Protocolos de higiene e prevenção

Para auxiliar as empresas a lidar com a pandemia, vários novos protocolos foram determinados como forma de evitar o contágio e reduzir a proliferação do vírus. As medidas servem para empregadores, colaboradores, terceiros, fornecedores e clientes. Afinal, simples precauções podem fazer a diferença:

  • Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool 70.
  • Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca. As mãos tocam muitas superfícies e podem ser infectadas por vírus.
  • Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar (em seguida, descarte o lenço usado imediatamente).
  • Fique em casa se não se sentir bem. Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico. Siga as instruções da sua autoridade sanitária nacional ou local, porque elas sempre terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área.
  • Pessoas doentes devem adiar ou evitar viajar para as áreas afetadas por coronavírus.
  • Os viajantes que retornam das áreas afetadas devem monitorar seus sintomas por 14 dias e seguir os protocolos nacionais dos países receptores; e se ocorrerem sintomas, devem entrar em contato com um médico e informar sobre o histórico de viagem e os sintomas.

Proteção do ambiente de trabalho

As empresas precisam ter um plano de contingência e desenvolver estratégias de acordo com suas operações e postos de trabalho, para evitar a propagação da Covid-19. Confira a seguir algumas recomendações:

  1. Mantenha o ambiente de trabalho limpo e higienizado: é necessário realizar frequentemente a limpeza de todas as superfícies (mesas, estações de trabalho, máquinas, equipamentos, etc).
  2. Incentive a lavagem completa das mãos pelos funcionários, colaboradores e clientes: coloque dispensadores de álcool em gel ou desinfetante para as mãos no local de trabalho e certifique-se que eles estejam abastecidos.
  3. Promova a higiene respiratória no local de trabalho: as empresas podem fornecer máscaras e lenços de papel para quem apresentar tosse ou coriza no trabalho, além de lixos com tampa para o correto descarte de material contaminado.
  4. Incentive seus funcionários a trabalharem de casa: muitas empresas, principalmente as categorizadas como “serviços essenciais” (supermercados, farmácias, hospitais, entre outros) não pararam suas operações, mas, são orientadas a estimular os funcionários de áreas administrativas a adotar o home-office para continuar a desempenhas suas funções.
  5. Analise o quadro clínico da equipe: a adoção de medidores de temperatura e a realização de entrevistas, são recomendadas. Para a OMS, as empresas devem incentivar os funcionários a ficarem em casa, caso eles apresentem tosse ou febre leve (37.3º ou mais). Faça um questionário que possa indicar se o funcionário se sente bem e se está usando algum medicamento. Medicamentos podem mascarar a infecção, neste caso a empresa deve orientar o colaborador a permanecer em casa. É uma medida importante para evitar a contaminação dos outros funcionários.

Últimos Conteúdos

Qual a importância da Engenharia de Segurança do Trabalho?

A segurança do trabalho é um campo em evidência no Brasil, já que nosso país apresenta índices alarmantes de afastamentos…

22 de setembro de 2020 19:45

Sonolência, estresse e esgotamento físico: a gestão da fadiga no ambiente de trabalho

O cansaço é considerado uma consequência normal do trabalho, mas, se os limites não forem respeitados, rotinas muito intensas podem…

27 de agosto de 2020 03:17

Novo normal: medição de temperatura e testagem para Covid-19 em colaboradores

A pandemia causou grande impacto na rotina das empresas. E para se manter em operação, muitas delas optaram por reforçar…

4 de agosto de 2020 17:13

Covid-19: Análise dos riscos potenciais e o protocolo de prevenção em supermercados, padarias e similares

Para prevenir o avanço da disseminação da Covid-19 em redes de supermercados, padarias e demais comércios alimentícios, considerados essenciais, centros…

9 de julho de 2020 12:16

NR32 – Serviços de saúde – Risco Biológico

A NR 32 é uma Norma Regulamentadora, parte da legislação do Ministério do Trabalho, que estabelece as diretrizes básicas para…

15 de junho de 2020 14:21

Atualizações das NR 7, NR 9 e NR 1 serão publicadas

Foram assinadas, pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco, as novas redações de três…

11 de abril de 2020 18:29