Categorias: Sem categoria

Conheça a Síndrome do Edifício Doente e os seus sintomas.

Já entrou em algum prédio e sentiu fortes dores de cabeça, fadiga, rinite, asma e dor de garganta? Esses são alguns sintomas causados pela Síndrome do Edifício Doente. Saiba porque essa doença pode trazer vários riscos à sua saúde.

O que é a Síndrome de Edifício Doente (SED)?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),  a Síndrome de Edifício Doente foi definida como um conjunto de doenças causadas ou estimuladas pela poluição do ar em espaços fechados.

Esse fenômeno se dá quando usuários de um prédio (cerca de 20% deles) apresentam problemas de saúde que estão diretamente ligados à sua estadia dentro do edifício.

Após algum tempo, com o envelhecimento do prédio, as causas desta síndrome podem mudar devido a manutenção inadequada do edifício.

Mas a Síndrome de Edifício Doente pode ser também passageira, como por exemplo em prédios recém acabados, onde substâncias de cola e tintas ficam no ar por algum tempo, ou até mesmo pelos móveis do local.

Quais riscos essa doença pode trazer a minha saúde?

“A SED não provoca doenças, mas colabora para agravar males em pessoas predispostas ou pode provocar um estado passageiro”, diz Dr. Clovis Cechinel, médico do setor da Medicina do Trabalho do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica.

A partir dessa afirmação, podemos concluir que o usuário não irá necessariamente ficar doente com as irregularidades do local, mas a Síndrome do Edifício Doente irá contribuir para que as pessoas que estão sujeitas a algum sintoma, desenvolvam esses problemas devido a  baixa-imunidade

Alguns desses sintomas são:

  • Alergias;
  • Dores de cabeça;
  • Tosse;
  • Irritação na garganta, nariz e olhos;
  • Cansaço mental;
  • Pele Ressecada;
  • Coceira;
  • Dificuldade em respirar;
  • Náuseas

Esses problemas podem parecer bobagem quando comparados a outros de maior efeito, mas as consequências para os indivíduos afetados são graves e prejudicam diretamente na qualidade de vida dos usuários do local, podendo interferir diretamente no seu rendimento.

Por isso, se você sente algum desses sintomas ao entrar em um prédio, é possível que este local se trate de um edifício doente.

Como combater a Síndrome do Edifício Doente (SED)?

A primeira coisa a se fazer é inspecionar as instalações de ventilação do prédio, como por exemplo o ar condicionado, pois o equipamento só é considerado risco quando instalado de maneira incorreta, ou sua revisão seja feita de forma irregular.
Para combater a SED, também é necessário que haja cuidado com o edifício, pois estas ações irão ajudar muito no combate contra a síndrome.

Listamos abaixo, alguns exemplos de situações que podem ser evitadas!

– Água parada
– Água suja
– Lugares e paredes úmidas
– Materiais de acabamento
– Colas
– Poeira
– Mofo
Podemos ver, ao longo deste artigo, quais males essa doença provoca na vida de uma pessoa, mas vimos também quais são os agentes causadores e como podemos combater essa síndrome.

Diante disso, não se assuste, pois a manutenção correta desses locais é o maior combatente contra esse mal.

Depois dessa matéria, você acha que já esteve em algum Edifício Doente? Conta pra gente como foi sua experiência! Deixe sua resposta aqui nos comentários!

Inscreva-se na nossa newsletter e  nos acompanhe nas redes sociais (Facebook e Instagram) para ficar por dentro de todas novidades sobre Saúde e Segurança do Trabalho!

Últimos Conteúdos

Qual a importância da Engenharia de Segurança do Trabalho?

A segurança do trabalho é um campo em evidência no Brasil, já que nosso país apresenta índices alarmantes de afastamentos…

22 de setembro de 2020 19:45

Sonolência, estresse e esgotamento físico: a gestão da fadiga no ambiente de trabalho

O cansaço é considerado uma consequência normal do trabalho, mas, se os limites não forem respeitados, rotinas muito intensas podem…

27 de agosto de 2020 03:17

Novo normal: medição de temperatura e testagem para Covid-19 em colaboradores

A pandemia causou grande impacto na rotina das empresas. E para se manter em operação, muitas delas optaram por reforçar…

4 de agosto de 2020 17:13

Covid-19: Análise dos riscos potenciais e o protocolo de prevenção em supermercados, padarias e similares

Para prevenir o avanço da disseminação da Covid-19 em redes de supermercados, padarias e demais comércios alimentícios, considerados essenciais, centros…

9 de julho de 2020 12:16

NR32 – Serviços de saúde – Risco Biológico

A NR 32 é uma Norma Regulamentadora, parte da legislação do Ministério do Trabalho, que estabelece as diretrizes básicas para…

15 de junho de 2020 14:21

COVID 19: Avaliação de riscos e medidas de prevenção no local de trabalho

A OMS (organização mundial de saúde) publicou um documento que orienta na prevenção do coronavírus (covid-19) nos postos de trabalho.…

8 de maio de 2020 12:20