Categorias: Sem categoria

Saiba tudo sobre o check list de inspeção de segurança do trabalho

O check list ou lista de verificação é utilizado em diversos segmentos e para variados objetivos. Quando falamos de check list de inspeção de segurança do trabalho, apontamos um dos documentos mais essenciais em uma empresa séria, que está sempre conforme as normas regulamentadoras brasileiras.

Se você não sabe o que é check list de inspeção de segurança do trabalho, sua importância e seu conteúdo, esse post é perfeito!

O que é um check list de inspeção de segurança do trabalho?

O check list de inspeção de segurança do trabalho é um documento que lista tudo que precisa ser analisado (condutas, tarefas, itens etc.), passo a passo, para avaliar se as condições de trabalho de uma empresa estão seguras. Por serem muitos itens, esse instrumento de controle é fundamental para que não se esqueça nada.

Ele pode incluir a verificação de equipamentos, máquinas, e as condições das instalações, bem como do funcionamento de órgãos internos da empresa, como CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – NR5).

As inspeções de segurança do trabalho são diversas, e cada uma tem um checklist próprio. São tipos de inspeções:

  • Geral: feita em todos os setores da empresa em intervalos regulares.
  • Parcial: pode limitar-se a áreas específicas da empresa ou a determinados tipos de trabalho, máquinas ou equipamentos.
  • Inspeção de rotina: inspeção realizada pelos setores de segurança e por quem cuida da manutenção de máquinas, equipamentos e condutores de energia.
  • Periódica: inspeções que descobrem os riscos que aparecem com o uso dos equipamentos e ferramentas da empresa. Algumas são determinadas por lei.
  • Eventual: destinadas a controles especiais de problemas que aparecem.
  • Oficial: realizadas por agentes governamentais e por seguradoras.
  • Especial: inspeção de controle técnico (demanda profissionais e aparelhos especializados).

Qual a importância desse check list?

Os técnicos de SST sabem a necessidade de identificar os riscos para os trabalhadores. E a principal importância do check list de inspeção de segurança do trabalho é esse. O instrumento de controle é uma medida preventiva que analisa não somente as condições do local de trabalho, mas os grupos de operações, indivíduos e processos.

Em outras palavras, ele identifica o que pode causar acidentes de qualquer natureza e intensidade ao apontar riscos ambientais, métodos de trabalho inadequados, eficácia das medidas preventivas. A empresa está obedecendo às condições de segurança predeterminadas pelas normas regulamentadoras? O check list de inspeção de segurança do trabalho ajudará a responder à questão.

O que deve constar no checklist?

O check list de inspeção de segurança do trabalho deve considerar máquinas, ferramentas, equipamentos e procedimentos. Veja a seguir alguns pontos incluídos nesses aspectos:

  • Equipamentos de proteção individual e coletiva (EPIC);
  • Edificações;
  • Ferramentas manuais;
  • Máquinas e compressores;
  • Área de armazenamento e infraestrutura geral;
  • Instalações elétricas e sanitárias;
  • Ergonomia;
  • Combustíveis e inflamáveis;
  • Procedimentos preventivos de incêndio;
  • Sinalização de segurança;
  • Procedimentos de execução de tarefas.

Como ter um check list de inspeção eficiente?

O técnico de SST consegue encontrar facilmente na internet modelos de check list de inspeção de segurança do trabalho. Há modelos genéricos e específicos para determinados segmentos. Porém, além de não serem práticos, eles não possuem integração com os sistemas da empresa. Isso dificulta manter a lista atualizada de acordo com as normas regulamentadoras, que são frequentemente alteradas.

Como anexar fotos e a localização das inspeções? O técnico precisaria investir muito tempo fazendo relatórios para entregar a seu superior. Não é uma forma eficiente de fazer um check list.

Mas isso é facilmente contornável se o técnico utilizar um check list automatizado. Na verdade, o ideal seria usufruir de um sistema completo de gestão de segurança e saúde no trabalho. Em geral, eles possuem normas regulamentadoras atualizadas, check lists customizados, relatórios, planos de ação e outras funcionalidades. Há sistemas, inclusive, que coletam as estatísticas de multas do Ministério do Trabalho para incluir no check list apenas os itens mais relevantes. O que otimiza tempo e facilita a auditoria, sem prejudicar a qualidade da inspeção.

Há muitas razões para usar a tecnologia na gestão de saúde e segurança do trabalho, e contar com check lists eficientes é somente uma delas. O check list é um instrumento de controle fundamental para qualquer empresa.

Se você deseja estar sempre de acordo com as normas, conheça o check list de inspeção de segurança do trabalho que verdadeiramente contribuirá para a conformidade da empresa e para o trabalho do técnico. Faça o teste gratuito do sistema GNRX e experimente uma solução inovadora!

Últimos Conteúdos

Qual a importância da Engenharia de Segurança do Trabalho?

A segurança do trabalho é um campo em evidência no Brasil, já que nosso país apresenta índices alarmantes de afastamentos…

22 de setembro de 2020 19:45

Sonolência, estresse e esgotamento físico: a gestão da fadiga no ambiente de trabalho

O cansaço é considerado uma consequência normal do trabalho, mas, se os limites não forem respeitados, rotinas muito intensas podem…

27 de agosto de 2020 03:17

Novo normal: medição de temperatura e testagem para Covid-19 em colaboradores

A pandemia causou grande impacto na rotina das empresas. E para se manter em operação, muitas delas optaram por reforçar…

4 de agosto de 2020 17:13

Covid-19: Análise dos riscos potenciais e o protocolo de prevenção em supermercados, padarias e similares

Para prevenir o avanço da disseminação da Covid-19 em redes de supermercados, padarias e demais comércios alimentícios, considerados essenciais, centros…

9 de julho de 2020 12:16

NR32 – Serviços de saúde – Risco Biológico

A NR 32 é uma Norma Regulamentadora, parte da legislação do Ministério do Trabalho, que estabelece as diretrizes básicas para…

15 de junho de 2020 14:21

COVID 19: Avaliação de riscos e medidas de prevenção no local de trabalho

A OMS (organização mundial de saúde) publicou um documento que orienta na prevenção do coronavírus (covid-19) nos postos de trabalho.…

8 de maio de 2020 12:20