O Ministério do Trabalho divulgou dados sobre os acidentes de trabalho ocorridos em 2017 no Brasil. O Anuário Estatístico de Acidentes analisa ainda como os imprevistos interferem na saúde e na economia do país. Confira quais foram os principais acidentes registrados, assim como suas causas e principais vítimas.
A divulgação dos números de acidentes de trabalho em 2017 acendeu um alerta nas empresas e no governo brasileiro. Não houve qualquer evolução em relação ao período anteriormente mapeado (2016) no sentido de diminuir o número de acidentes. Veja as principais estatísticas destacadas pelo Ministério do Trabalho:
As estatísticas de acidentes de trabalho em 2017 também abordaram as maiores causas dos eventos. Conforme o cruzamento dos dados, o principal agente causador são as máquinas e equipamentos. Motivo pelo qual o Ministério demonstrou especial preocupação com a Norma Regulamentadora 12, que fixa regras sobre segurança no trabalho no uso de máquinas e equipamentos.
De acordo com o relatório apresentado, considerando os setores econômicos, os acidentes de trabalho em 2017 foram mais frequentes em:
As vítimas mais comuns de acidentes em 2017 foram trabalhadores de menor remuneração, os mesmos que apresentaram mais lesões incapacitantes. Considerando os setores mais atingidos, é fácil imaginar quem são os maiores prejudicados com a deficiente gestão de saúde e segurança do trabalho. Veja:
Trabalhadores que lidam com máquinas e equipamentos têm, inclusive, mais chances de sofrer ferimentos graves.
Os números demonstram, de forma alarmante, como a gestão de saúde e segurança do trabalho nas empresas é deficiente. Os prejuízos não se limitam às perdas financeiras para o PIB brasileiro e para a Previdência Social. Eles abrangem outras situações muito importantes, como a perda de uma vida, o abalo na estrutura familiar, o desgaste da imagem empresarial perante colaboradores, sociedade e mercado, dentre outros.
A divulgação dos dados pelo Ministério Público não objetiva desgastar as empresas com alto índice de acidentes de trabalho em 2017. A intenção é estimular discussões sobre a redução dos riscos e os ganhos de produtividade resultantes dela. Essas informações são fundamentais para aprimorar políticas públicas de saúde e segurança no trabalho.
Pensando nisso, as empresas devem refletir sobre as condições de segurança que oferecem a seus trabalhadores e a conformidade de sua conduta com as normas regulamentadoras, para avaliar se a gestão de SST está sendo bem feita. Os funcionários estão comprometidos com a prevenção? Qual foi o índice de acidentes na empresa? Quais os pontos fracos que precisam ser aprimorados?
Imagine que uma empresa integre o setor mais atingido pelos acidentes de trabalho em 2017 (hospitalar). O primeiro passo para uma boa gestão de saúde e segurança do trabalho é verificar a conformidade da atividade com a Norma Regulamentadora 32.
No mesmo sentido, se sua empresa trabalha com máquinas e equipamentos, é preciso estar dentro dos preceitos da Norma Regulamentadora 12. Como eles apresentam altos índices de acidentes, provavelmente serão os mais fiscalizados e cobrados pelos fiscais do Ministério do Trabalho.
Para diminuir os números de acidentes, as empresas devem se preocupar em fazer uma boa gestão de saúde e segurança do trabalho. Para tanto, é preciso estar em conformidade com as normas e adotar práticas para minimizar os riscos.
Quer continuar acessando conteúdos relevantes para a área de SST? Inscreva-se na nossa newsletter ou nos acompanhe no Facebook ou no Instagram.
Os softwares de gestão integrada (ERP) se tornaram a base de gerenciamento dos negócios das organizações. Através da integração de…
Os paradigmas de que o treinamento presencial era a forma mais eficaz para se capacitar e qualificar os trabalhadores já…
Em canteiros de obras, oficinas, marcenarias e serralherias é comum observarmos trabalhadores utilizando lixadeiras ou esmerilhadeiras no desbaste de peças,…
Embora não se verifiquem dados estatísticos específicos sobre o tema, é frequente a divulgação de acidentes do trabalho, alguns fatais,…
O fenômeno do deslizamento de terra é muito associado às áreas urbanas, especialmente regiões de morros e encostas, em que…
Um programa, no âmbito da Saúde e Segurança do Trabalho, é definido como uma ferramenta legal que compreende medidas educativas,…